Liga-te
Objectivos do Liga-te.
Capacitar os jovens para a adopção de comportamentos e estilos de vida saudáveis.
A nossa sala e um lugar onde...
Nao temos de ser todos iguais.
Nao temos de pensar todos da mesma maneira.
Nao temos de fazer as mesmas coisas.
Nao temos de falar das mesmas coisas.
Nao temos de nos vestir da mesma maneira.
Nao temos de acreditar nas mesmas coisas.
Temos o direito de sermos nos proprios.
Gostamos que as pessoas sejam diferentes umas das outras.
Sabemos que as nossas diferenças nos tornam especiais e UNICOS.
Damos o mesmo valor a todas as formas de ser, de actuar e de acreditar - mesmo quando nao contamos com elas.
Fazemos tudo o que esta ao nosso alcanse para resolvermos os nosso problemas de forma pacifica.
Manifesetamos a nossa indignaçao quando vemos alguem a ser tratado injustamente.
Tratamos os outros como gostariamos de ser tratados.
Tratramo-nos uns aos outros com respeito.
Projeto "Liga-te" é arma da escola para combater o absentismo
2011-02-14
O "Liga-te", um projeto-piloto de prevenção e controlo do absentismo escolar, funciona desde o ano passado na secundária Fernão Mendes Pinto, no Pragal, Almada, e tem "permitido aos jovens ultrapassarem a imagem estigmatizada que a ajuda costuma ter".
O projecto, iniciado em Abril, é produto dos esforços da escola e da Liga de Amigos do Hospital Garcia de Orta (LAHGO), que contrata os profissionais que integram a equipa multidisciplinar, composta por psicólogos, assistentes sociais, uma educadora social, um técnica de reabilitação e inserção socia
l e um advogado.
A professora Ana Pina, co-coordenadora da iniciativa, contou à agência Lusa que "o projeto nasceu da constatação de que há uma série problemas das famílias e dos alunos a que a escola sozinha não consegue responder, fundamentalmente ao nível do absentismo e do mau rendimento escolar ".
O gabinete do projecto funciona na escola e, garante a professora, é cada vez mais atractivo para os alunos: "O desempenho tem sido muito positivo. Os miúdos têm constituído uma imagem muito positiva sobre a ajuda, que, até aqui, tinha uma imagem muito estigmatizada".
De acordo com a coordenadora do projecto por parte da LAHGO, Patrícia Gouveia, dos 41 casos que o projecto, através dos directores de turma, sinalizou, 30 estão activos e "são evidentes as melhorias de comportamento".
"Começamos também a notar que, mesmo que o aluno não seja sinalizado pelo director de turma, o projecto está cada vez mais bem d
ivulgado e temos cada vez mais alunos que nos procuram a título individual", acrescentou.
A maioria dos alunos sinalizados, disse ainda a coordenadora, "vêm de famílias monoparentais" ou de famílias em que os pais têm pouco tempo para acompanhar os filhos, devido ao trabalho.
"Há casos de perturbações do comportamento que se relacionam com situações de carência económica, mas a maioria tem que ver com situações de desestruturação familiar", disse.
Também por isso, o próximo passo do projecto é criar uma espécie de escola de pais, "para actuar junto dos encarregados de educação, ajudá-los a estabelecer regras e limites aos educandos".
Visita de estudo
O projecto liga-te promoveu uma visita de estudo ao estuario do sado com a nossa turma do 9º6, com os professores presentes Hélio Norberto e José Fernandes juntamente com as nossas psicologas Patricia e Sara.
Na primeira parte da visita demos um passeio de barco pelo estuario do sado para vermos alguns golfinhos e depois na hora de almoço fomos para um parque de merendas almoçar e conviver o resto da tarde.